domingo, 20 de outubro de 2013

BEATO CARLOS DE AUSTRIA

Beato Carlos, 
Imperador da Áustria e Rei da Hungria e Boêmia.


Ascendeu ao trono imperial depois que seu tio-avô, Francisco José I, foi assassinado na Bósnia, motivando a Primeira Guerra Mundial, em 1914. Com a sua derrota na Guerra, renunciou ao trono em 1918, mas três anos ainda tentou restaurar a monarquia na Hungria. Morreu aos 35 anos, de pneumonia na Ilha da Madeira (Portugal), onde seus restos mortais estão sepultados na Igreja de Nossa Senhora do Monte.

Apesar de governar um último império católico romano, este era apenas um resquício da imensidão territorial de anos antes. Não obstante, sua coroa concedia-lhe o título de Sua Majestade Imperial, Real e Apostólica sobre 52 milhões de almas.

Ele era trineto de Dom Pedro I do Brasil e foi beatificado em 2004 por João Paulo II. O milagre para sua beatificação foi a cura de Irmã Maria Zita Gradowska, uma Filha da Caridade polonesa, que tinha o mesmo nome da esposa do Beato, a Imperatriz Zita de Bourbon-Parma. A religiosa padeceu por mais de 16 anos de graves feridas em ambas as pernas e os procedimentos médicos só amenizavam as dores e complicações. Diante da sugestão que lhe foi feita para rezar pela intercessão do último Imperador católico, ela relutou porque não tinha simpatia pelos Habsburgo. Apesar disso, depois de algum tempo, fez uma tímida e breve oração, mas seguida de novena. No imediato dia seguinte, ela já apresentava irrefutáveis sinais de melhora e suas pernas voltaram a ter a saúde inicial.

Beato Carlos da Áustria, rogai por nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário