Papa Francisco







                                            ----------------------- FÉ ------------------------


1) "A fé não serve para decorar a vida como se fosse um bolo com nata." 18-08-2013

2) “Não tenhais medo do compromisso, do sacrifício, e não olheis para o futuro com temor; mantende viva a esperança: há sempre uma luz no horizonte.” (Audiência geral, 1º de maio de 2013)

3) “Há a espremedura de laranja, há a espremedura de maçã, há a espremedura de banana, mas, por favor, não bebam “espremedura” de fé. A fé é integral, não se espreme. É a fé em Jesus.” (Encontro com os jovens argentinos, 25 de julho de 2013)

4) “A fé não é um refúgio para gente sem coragem, mas a dilatação da vida: faz descobrir uma grande chamada – a vocação ao amor – e assegura que este amor é fiável, que vale a pena entregar-se a ele.” (Lumen Fidei)

----------------------- FAMÍLIA ------------------------


1) "Não existe o marido perfeito, a mulher perfeita... não falemos da sogra perfeita." 14-02-2014

2) "A dignidade da pessoa nunca se reduz às suas faculdades ou capacidades, e não diminui quando a pessoa é fraca, inválida e está a precisar de ajuda." 09-02-2014

3) "Quando uma família não tem dinheiro para comer porque tem que pagar o empréstimo a usurários, isto não é cristão, é desumano." 29-01-2014

4) "Um povo que não escuta os seus avós é um povo morto." 27-10-2013

5) "Quando veio até mim uma mãe que me disse "tenho um filho de 30 anos, mas não se casa, não se decide, tem uma noiva bonita, mas não se casam", eu respondo: 'Senhora, deixe de passar-lhe as camisas"." 04-10-2013

6) "Se uma pessoa é homossexual e procura Deus, quem sou eu para julgá-la?" 29-07-2013


7) “Entre todas as coisas aquilo que mais pesa é a falta de amor. Pesa não receber um sorriso, não ser recebido. Pesam certos silêncios. Por vezes, também em família, entre marido e mulher, entre pais e filhos, entre irmãos. Sem amor, o esforço torna-se mais pesado, intolerável”. Encontro de Famílias em Roma em outubro del2013.

8) “Há três palavras mágicas: “Pedir licença” para não ser invasivo na vida do cônjuge. “Obrigado”, agradecer o que o outro fez por mim, a beleza de dizer “obrigado”. E a outra, “desculpa”, que às vezes é mais difícil, mas é necessário dizê-la”. Audiência Geral na Praça de São Pedro, quarta-feira, 2 de abril.

9) “No vosso caminho familiar, vocês partilham tantos momentos inolvidáveis. No entanto, se falta o amor, falta a alegria e o amor autêntico dá-no-lo Jesus”. Carta de 2 de fevereiro do Papa às famílias.

10) “O segredo é que o amor é mais forte do que o momento em que se discute e, por isso, aconselho aos esposos: não acabem o dia em que discutiram sem fazer as pazes, sempre”. Audiência Geral na Praça de São Pedro, quarta-feira, 2 de abril.

11) “O verdadeiro vínculo é sempre com o Senhor. Todas as famílias têm necessidade de Deus: todas, todas! Necessidade da Sua ajuda, da Sua força, da Sua bênção, da Sua misericórdia, do Seu perdão. E requer-se simplicidade. Para rezar em família requer-se simplicidade! Quando a família reza unida o vínculo torna-se mais forte”. Homilia da Missa do Encontro de Famílias, que se realizou em Roma em outubro de 2013.

12) “Se o amor é uma relação, constrói-se como uma casa. Não a queiram construir sobre a areia dos sentimentos que vão e vêem, mas sobre a rocha do amor verdadeiro, o amor que vem de Deus. A família nasce deste projeto de amor que quer crescer como se constrói uma casa: que seja lugar de afeto, de ajuda, de esperança”. Palavras aos noivos que se reuniram na Praça de São Pedro no dia de São Valentim.

13) “Hoje, a família é desprezada, é maltratada, e o que se nos pede é reconhecer o belo, o autêntico e o bom que é formar uma família, ser família hoje; o indispensável que isto é para a vida do mundo, para o futuro da humanidade”. Palavras dirigidas aos Bispos no dia 20 de fevereiro, num encontro que tratava o tema da família.

14) “O matrimónio é uma longa viajem que dura toda a vida, e necessitam da ajuda de Jesus para caminhar juntos, com confiança, para se acolherem, um ao outro todos os dias, e perdoarem-se todos os dias; e isto é importante nas famílias, saberem perdoar-se. Porque todos nós temos defeitos. Todos!”. Encontro de Famílias em Roma em outubro de 2013.

15) “Quando nos preocupamos com as nossas famílias e as suas necessidades, quando entendemos os seus problemas e esperanças, (…) quando se apoia a família, os esforços repercutem-se não só em benefício da Igreja; ajudam também a sociedade inteira”. Discurso dirigido aos Bispos do Sri Lanka, no dia de maio de 2014.

16)  “A verdadeira alegria vem da harmonia profunda entre as pessoas, que todos experimentam no seu coração e que nos faz sentir a beleza de estar juntos, de apoiar-se mutuamente no caminho da vida”. Missa de encerramento do Encontro de Famílias, em Roma.



----------------------- SER CRISTÃO ------------------------



1) "Amemos os que nos são hostis, abençoemos os que dizem mal de nós, saudemos com um sorriso os que provavelmente não o merecem, não aspiremos a fazer-nos valer, mas oponhamos a doçura à tirania, esqueçamos as humilhações sofridas." 23-02-2014

2) "Não deixemos entrar no nosso coração a cultura do descartável, porque nós somos irmãos, ninguém é descartável." 25-07-2013

3) “Deus escolhe sempre 'os pequeninos', chama-os pelo nome e estabelece com eles uma relação pessoal: é por isso que, para dialogar com Ele, é preciso antes tornar-se 'pequenino'.” (Homilia, Santa Marta, 24 de janeiro de 2014)

4) “Nunca sejais homens e mulheres tristes: um cristão não o pode ser jamais! Nunca vos deixeis invadir pelo desânimo!” (Homilia, XXVII Jornada Mundial da Juventude, 24 de março de 2013)

5) “Acaso sou o guarda do meu irmão? Sim, tu és o guarda do teu irmão! Ser pessoa significa ser guardas uns dos outros!” (Vigília de oração pela paz, 7 de setembro de 2013)


----------------------- PECADO E A GRAÇA ------------------------

1) Tantos anos após ter ouvido a vocação junto do Senhor, não me arrependo; não porque me sinto forte - mas pensais que sou o Tarzan? Não, sinto-me forte porque nos momentos mais escuros, no pecado, na fragilidade, eu olho Jesus e ele nunca me deixou só; confiai nele, que nunca vos desiludireis.

                                 --------------------------- POLÍTICA -------------------------------


1) "Rezo ao senhor para que toque o coração [dos líderes] para que, buscando unicamente o maior bem do povo sírio, não se poupem a esforços para alcançar com urgência o fim da violência e do conflito, que causou demasiado sofrimento." 22-01-2014

2) "A guerra foi sempre um defeito da humanidade." 07-09-2013


--------------------------- JOVENS -------------------------------


1) «Não vendais a vossa juventude aos mercadores da morte»

2) «Dizei a todos com a vossa vida, com a vossa alegria, que Jesus e a sua mensagem são sempre atuais. (...) Tende também a coragem de ir contracorrente.

3) «Sois chamados a tornar-vos pescadores de homens; não hesiteis a gastar a vossa vida a testemunhar com alegria o Evangelho, especialmente aos vossos contemporâneos: o vosso contributo é indispensável para a missão da Igreja, que é a evangelização, os jovens apóstolos dos jovens.»

4) «Jesus faz-se próximo das nossas fraquezas, da nossa fragilidade, dos nossos pecados, para os transformar.»

5) «Nunca cesseis de voltar ao jogo, como bons desportistas que sabem enfrentar a fadiga do treino para alcançar resultados: a dificuldade não deve assustar-nos, mas impulsionar-nos a avançar mais.»

6) "A crise mundial nada fez pelos jovens. Corremos o risco de ter uma geração sem trabalho, e do trabalho provém a dignidade da pessoa." 22-07-2013

7) “Deus chama para escolhas definitivas, Ele tem um projeto para cada um: descobri-lo, responder à própria vocação, é caminhar para a realização feliz de si mesmo.” (Encontro com os Voluntários da XXVIII JMJ, 28 de julho de 2013)

8) “Um coração no qual há muitas coisas que vão e voltam parece um mercado de bairro, onde se encontra de tudo. Exatamente por esta razão é necessária uma obra constante de discernimento; para compreender o que é verdadeiramente do Senhor.”(Santa Marta, 9 de janeiro de 2014)



------------------------------ DINHEIRO --------------------------------


1) “É o poder do dinheiro que nos faz desviar da fé pura. Priva-nos da fé, ela debilita-se e acabamos por perdê-la”.

2) "Quando o poder, o luxo e o dinheiro se convertem em ídolos, antepõem-se à exigência de uma distribuição justa das riquezas. Portanto, é necessário que as consciências se convertam à justiça, à igualdade, à simplicidade e a compartilhar." 04-02-2014

3) "Rogo a todos para que garantam que a humanidade seja servida pela riqueza e não regida por ela." 21-01-2014

4) "Eu vejo lá em baixo, escrito em grande [numa faixa na Praça de São Pedro] 'Os pobres não podem esperar'. É lindo isso!" 22-12-2013

5) "A crise que estamos a viver é a crise da pessoa, que já não conta, só o dinheiro conta." 07-06-2013

6) "A cultura do descartável tornou-nos insensíveis ao lixo e ao desperdício alimentar, que são ainda mais lamentáveis quando em todas as partes do mundo, infelizmente, muitas pessoas e famílias sofrem de fome e subnutrição." 05-06-2013

7) "O [sem-abrigo] que morre não é notícia, mas se as bolsas caem 10 pontos é uma tragédia. Assim, as pessoas são descartadas. Nós, as pessoas, somos descartadas, como se fôssemos desperdício." 05-06-2013

--------------------------------- VAZIO -------------------------------------

1) “Quem corre atrás do nada, torna-se ele próprio nulidade”... Que verdade!!

2) "Não cedamos ao pessimismo, àquela amargura que o diabo nos oferece diariamente." 15-03-2013

3) “O homem precisa de conhecimento, precisa de verdade, porque sem ela não se mantém de pé, não caminha. Sem verdade, a fé não salva, não torna seguros os nossos passos.” (Lumen Fidei)


---------------------------------- JESUS --------------------------------------

1) "A Igreja não tem outro sentido e outro fim senão testemunhar Jesus. Não nos esqueçamos disso!"

2) "Jesus não veio ensinar uma filosofia, uma ideologia, mas um caminho, um caminho a percorrer com ele. E a estrada aprende-se a caminhar. Sim, queridos irmãos, eis a nossa alegria: andar com Jesus. Não é fácil, não é confortável, porque a estrada que Jesus escolheu é a da cruz." 22-02-2014

3) "Se não nos reconhecermos em Cristo, o que seremos? Acabaremos como uma organização não-governamental patética." 14-03-2013

4) "A mensagem de Jesus é a misericórdia." 17-03-2013  

5) “Esta é a beleza da Igreja: a presença de Jesus no meio de nós!” (Audiência geral, 16 de outubro de 2013)

------------------------------- SACERDOTES----------------------------------


1) «Nós, pastores, não somos (…) homens ambiciosos, esposos de uma Igreja na expetativa de outra mais bela, mais importante ou mais rica. Isto é um escândalo. (…) Estai bem atentos para não cairdes no espírito do carreirismo. É um cancro. Não é só com a palavra, mas também e sobretudo com o testemunho concreto de vida, que somos mestres e educadores do nosso povo. O anúncio da fé pede que se conforme a vida ao que se ensina. Missão e vida são inseparáveis. Há uma pergunta a fazer a cada dia: o que vivo corresponde ao que ensino?»

2) «Permanecei nas dioceses, sem procurar mudanças ou promoções. (…) Permanecei no meio do vosso povo, evitai o escândalo de serdes “bispos de aeroporto”. Sede pastores acolhedores, a caminho com o vosso povo, com afeto, com misericórdia, com doçura de trato e firmeza paterna, com humildade e discrição, capazes de olhar também para os vossos limites e de ter uma dose de bom humor. E esta é uma graça que devemos pedir, os bispos, nós. Todos nós devemos pedir esta graça: “Senhor, dá-me o sentido de humor”.»

3) "Os padres e as freiras têm de ser coerentes com a pobreza. Quando vemos que o primeiro interesse de uma instituição paroquial ou educativa é o dinheiro, isto é uma grande incoerência." 06-07-2013

4) “Esta é a pergunta que faço a mim, aos meus irmãos bispos e aos sacerdotes: sou apaixonado como no primeiro dia? Ou o trabalho e as preocupações me fazem olhar um pouco para outras coisas e esquecer um pouco o amor? Mas os cônjuges brigam, brigam; e isso é normal. Mas quando não há amor, não se briga; rompe-se”.(06/06/2014)


---------------------------- IGREJA ---------------------------


1) "Não se pode cair na tentação de imaginar uma Igreja feita somente de puros e perfeitos:a Igreja não rejeita os pecadores, mas acolhe a todos, oferecendo a cada um a possibilidade de percorrer o caminho da santidade, através do encontro com Cristo nos sacramentos, especialmente na Confissão e na Eucaristia."

2) «Perguntai-vos: aqueles que batem à porta da minha casa, como é que a encontram? Se a encontram aberta, através da vossa bondade, da vossa disponibilidade, experimentarão a paternidade de Deus e compreenderão como a Igreja é uma boa mãe que acolhe e ama sempre

3) "Não se deve esperar que a Igreja Católica mude a sua posição [sobre o aborto]." 26-11-2013

4) "A Igreja não pode ser uma 'baby-sitter' para os cristãos, deve ser uma mãe e é por esta razão que os laicos devem assumir as suas responsabilidades de batizados." 17-04-2013

5) "Como eu gostaria de uma Igreja pobre, para os pobres." 16-03-2013


                                       ---------------------------- MARIA ---------------------------


1) Maria, mãe da esperança

“A esperança é a virtude daqueles que, experimentando o conflito, a luta diária entre a vida e a morte, entre o bem e o mal, creem na Ressurreição de Cristo, na vitória do Amor. Escutamos o canto de Maria, o Magnificat: é o cântico da esperança, é o cântico do Povo de Deus no seu caminhar através da história. É o cântico de muitos santos e santas, alguns conhecidos, outros,  muitíssimos, desconhecidos, mas bem conhecidos por Deus: mães, pais, catequistas, missionários, padres, freiras, jovens, e também crianças, avôs e avós; eles enfrentaram a luta da vida, levando no coração esperança dos pequenos e dos humildes.” (Homilia de 15 de agosto de 2013)

2) Mestra dos discípulos de Cristo

“A Igreja, quando busca Cristo, bate sempre à casa da Mãe e pede: ‘Mostrai-nos Jesus’ de Maria que se aprende o verdadeiro discipulado. E, por isso, a Igreja sai em missão sempre na esteira de Maria. Queridos amigos, viemos bater à porta da casa de Maria. Ela abriu-nos, fez-nos entrar e nos aponta o seu Filho. Agora Ela nos pede: ‘Fazei o que Ele vos disser’ (Jo 2,5). Sim, Mãe, nos comprometemos a fazer o que Jesus nos disser! E o faremos com esperança, confiantes nas surpresas de Deus e cheios de alegria.” (Homilia de 24 de julho de 2013)

3) Maria e a vida no Espírito Santo

“A Virgem Maria ensina-nos o que significa viver no Espírito Santo e o que significa acolher a novidade de Deus na nossa vida. Ela concebeu Jesus por obra do Espírito, e cada cristão, cada um de nós, está chamado a acolher a Palavra de Deus, a acolher Jesus dentro de si e depois levá-lo a todos. Maria invocou o Espírito com os Apóstolos no cenáculo: também nós, todas as vezes que nos reunimos em oração, somos amparados pela presença espiritual da Mãe de Jesus, para receber o dom do Espírito e ter a força de testemunhar Jesus ressuscitado.” (Regina Coeli, 28 de abril de 2013)

4) Maria, ícone da fé

“No contexto do Evangelho de Lucas, a menção do coração bom e virtuoso, em referência à Palavra ouvida e conservada, pode constituir um retrato implícito da fé da Virgem Maria; o próprio evangelista nos fala da memória de Maria, dizendo que conservava no coração tudo aquilo que ouvia e via, de modo que a Palavra produzisse fruto na sua vida. A Mãe do Senhor é ícone perfeito da fé, como dirá Santa Isabel: ‘Feliz de ti que acreditaste’ (Lc 1, 45).” (Lumen Fidei, 58)

5) Maria, mãe do Filho de Deus

“Pelo seu vínculo com Jesus, Maria está intimamente associada com aquilo que acreditamos. Na concepção virginal de Maria, temos um sinal claro da filiação divina de Cristo: a origem eterna de Cristo está no Pai, Ele é o Filho em sentido total e único, e por isso nasce, no tempo, sem intervenção do homem. Sendo Filho, Jesus pode trazer ao mundo um novo início e uma nova luz, a plenitude do amor fiel de Deus que Se entrega aos homens. Por outro lado, a verdadeira maternidade de Maria garantiu, ao Filho de Deus, uma verdadeira história humana, uma verdadeira carne na qual morrerá na cruz e ressuscitará dos mortos. Maria acompanhá-Lo-á até à cruz (cf. Jo 19, 25), donde a sua maternidade se estenderá a todo o discípulo de seu Filho (cf. Jo 19, 26-27). Estará presente também no Cenáculo, depois da ressurreição e ascensão de Jesus, para implorar com os Apóstolos o dom do Espírito (cf. Atos 1, 14). O movimento de amor entre o Pai e o Filho no Espírito percorreu a nossa história; Cristo atrai-nos a Si para nos poder salvar (cf. Jo 12, 32). No centro da fé, encontra-se a confissão de Jesus, Filho de Deus, nascido de mulher, que nos introduz, pelo dom do Espírito Santo, na filiação adotiva (cf. Gl 4, 4-6).” (Lumen Fidei, 59)