segunda-feira, 10 de outubro de 2011

D. Nuno Brás, novo Bispo Auxiliar de Lisboa

O Papa nomeou esta segunda-feira, 10 de Outubro, o cónego Nuno Brás como novo Bispo Auxiliar de Lisboa, revelou a Nunciatura Apostólica em Portugal. Bento XVI atribuiu ao mais recente membro do episcopado português o título de Bispo de Elvas.

Membro do presbitério de Lisboa, D. Nuno Brás é actualmente reitor do Seminário dos Olivais, consultor eclesiástico, membro do Cabido da Sé Patriarcal, professor da Universidade Católica Portuguesa e director do Departamento de Comunicação do Patriarcado e do Jornal diocesano, ‘Voz da Verdade’.

D. Nuno Brás da Silva Martins nasceu no dia 12 de Maio de 1963, sendo natural da paróquia do Vimeiro, concelho da Lourinhã, Diocese de Lisboa. Foi ordenado sacerdote a 4 de Julho de1987, no Mosteiro dos Jerónimos, pelo Cardeal D. António Ribeiro.

Assumiu funções de coadjutor na paróquia dos Anjos, fez parte da equipa de formação do Seminário dos Olivais e foi redactor do Jornal ‘Voz da Verdade’, assumindo depois as funções de director deste semanário diocesano, entre 1995 e 2003.


Exerceu funções de docente na Universidade Católica de Lisboa e foi consultor eclesiástico do Conselho Presbiteral, tendo feito também parte da Comissão Diocesana do Diaconado Permanente. Em 2002 é nomeado reitor do Pontifício Colégio Português de Roma e, em 2005, é regressa à Diocese de Lisboa como reitor do Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais. Foi instituído cónego em 2006, no dia da Solenidade do Mártir São Vicente, padroeiro da diocese.

Em Setembro de 2010, D. Nuno Brás assume o Departamento de Comunicação do Patriarcado de Lisboa e já este ano, em Janeiro, regressa à direcção do Jornal diocesano, ‘Voz da Verdade’.

É doutorado em Teologia, tendo publicado a tese ‘Cristo, o Comunicador Perfeito: Delineamento de Uma Teologia da Comunicação à luz da Instrução Pastoral Communio et Progressio’, pelas Edições Didaskalia, da UCP.

in http://www.patriarcado-lisboa.pt/site/index.php?id=1084

Sem comentários:

Enviar um comentário